Como você se sente na TPM?
(Se você é homem, como se sente quando está cansado, seu corpo se modifica e seu humor diferente do habitual?)
Sempre é importante lembrar que cada mulher vive seu ciclo menstrual de uma forma diferente, de acordo com a sua sensibilidade, rotina, uso de hormônios, fase da vida, etc.
Mas o que eu costumo observar é o quanto a famosa (e muitas vezes temida) TPM costuma revelar sentimentos ocultos ou realçar aqueles que já estavam presentes.
Então se você estava desanimada, costuma se sentir ainda mais sem motivação; se estava super tranquila, pode nem perceber que está no período pré-menstrual. Se estava com algum incômodo, mas não sabia o que era, é possível que venha a tona (talvez não claramente o problema, mas os sentimentos que ele desperta).
E isso torna o ciclo menstrual mais uma fonte de autoconhecimento. Estou falando de #tpm porque já é uma entidade (😁), mas o ciclo de uma forma geral pode indicar alterações de humor, de comportamento, sociabilidade, libido, e outras, em cada fase.
Você já pensou sobre isso?
Além disso, a menstruação pode ter inúmeros significados dentro da sua experiência pessoal. Como foi a primeira vez, como você se sente cada vez que menstrua, que situações boas ou ruins já experimentou nesse contexto, como é menstruar quando você não se vê como mulher, qual a história familiar nesse simbolismo…
Falar sobre ciclo menstrual é também falar de sentimentos, de saúde física e emocional, de autoestima, de liberdade, da sua experiência, da sua relação com o gênero feminino, dentre tantas outras coisas. Logo tem tuuudo a ver com a minha proposta pra você, de conhecer esse mundo intrigante que existe aí dentro.
Vamos juntas?
Ana Claudia Marques
Psicóloga – CRP 05/46421