“A experiência da livre expressão de sentimentos até então reprimidos implica algo mais do que um sentimento de libertação. Essa experiência provoca inevitavelmente no indivíduo uma modificação da percepção de si mesmo.” – Carl Rogers
A sensação de libertação quando você se permite expressar tudo que sente, quando se permite falar sobre seus maiores medos, seus maiores incômodos, suas dores, coisas que você tinha ou tem vergonha de falar fora dali…
O ambiente da terapia, livre de julgamentos, de preconceitos, com uma proposta de acolhimento e aceitação da pessoa que você realmente é, permite que esses processos aconteçam de forma espontânea, conforme você vá se sentindo à vontade. A proposta é que este seja um lugar seguro, para você estar de forma inteira, para falar das suas experiências.
Essa liberdade, essa auto-permissão em ser quem é, faz com que você comece a mudar a sua percepção sobre si. E essa mudança vai transformando o seu olhar não apenas para você, mas também para o mundo a sua volta. Reflete em todos os aspectos da vida. Não é algo tão fácil de explicar, e talvez de entender sem experimentar.
Parece magia, mas é autoconhecimento! 💕
Cabe dizer que esse processo não tem um tempo pré-definido. E nem tem garantias. O caminho vai sendo criado por você no seu próprio tempo, de acordo com o que é possível em cada momento e situação. Na minha opinião, dá trabalho, mas vale muito a pena.
E aí, o que você acha de embarcar nessa aventura?
Ana Claudia Marques
Psicóloga – CRP 05/46421